
Children´s Hospital Colorado abre fellowship para Cirurgia Pediátrica
12 de fevereiro de 2020
A história contada nas páginas do Jornal da CIPE: edição 6
15 de fevereiro de 2020A diretoria da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) esteve reunida nesta quinta-feira, dia 13, com o ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta, em Brasília.
No encontro foram debatidos a qualificação dos registros das informações da tabela Sigtab, iniciando pela revisão técnica dos procedimentos relativos à Cirurgia Pediátrica; a possibilidade da Anvisa rever o registro da bleomicina, medicamento essencial para o tratamento dos linfangioma; e a certificação de estimulador específico para cirurgias de anomalia anorretal.
Participaram da reunião a Dra. Maria do Socorro Mendonça de Campos, presidente da CIPE; a Dra. Maurícia Caetano Cammarota, 1ª secretária da CIPE; o Dr. Zacharias Calil, cirurgião pediátrico e deputado federal; a Dra. Lídia Marques Silveira, cirurgiã preceptora do serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e consultora técnica da CIPE; Vânia Canuto, diretora da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE); e a Dra. Adriana Souza, diretora do Departamento de Saúde Digital (DESD).
A Dra. Maria do Socorro achou bastante proveitosa a reunião, principalmente por levar ao ministro as reinvindicações da Cirurgia Pediátrica:
“O ministro se mostrou bastante sensível e bem interessado às nossas reinvindicações. Se conseguirmos uma revisão técnica dos procedimentos relativos à Cirurgia Pediátrica com certeza será um grande avanço para a nossa especialidade, assim como teremos um excelente banco de dados para estudos epidemiológicos futuros, já que atualmente muitos dos procedimentos realizados por nós são codificados por similaridade por falta da codificação específica”, afirmou.