NOTA TÉCNICA: Vacinação Coronavírus
25 de janeiro de 2021Universidade da Itália lança edital de fomento a pesquisas
29 de janeiro de 2021A Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica publicou, nesta segunda-feira, matéria abordando uma possível venda do terreno que hoje abriga o Hospital Infantil Darcy Vargas, gerido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para a iniciativa privada.
Neste período, Dra. Maria do Socorro Mendonça de Campos, presidente da CIPE, solicitou informações ao gabinete da deputada estadual de São Paulo, Janaína Paschoal. Nesta quarta-feira, a assessora parlamentar da deputada disse que após contato com o hospital foi informada que houve uma proposta de compra do terreno e construção do hospital em outro lugar, mas não houve aceitação da proposta por ora. A partir de 1º de fevereiro, acabando o recesso, será possível enviar Requerimentos de Informação aos órgãos. A deputada o fará, pedindo esclarecimentos e deixando claro, desde já, que é contra a venda do terreno.
Desde segunda-feira a CIPE aguarda um posicionamento oficial da SES-SP sobre o assunto, através de contatos realizados junto à assessoria de imprensa da Secretaria. Até o fechamento desta matéria, nesta quinta-feira, dia 28, a resposta ainda não tinha sido enviada.
O Hospital Infantil Darcy Vargas é referência no tratamento de crianças com câncer e outras especialidades, como Hematologia, Cirurgia Pediátrica, Urologia, Endocrinologia, Nefrologia e casos complexos de Pediatria geral; conta com UTI Neonatal, que é referência para cirurgias de alta complexidade e está inserida no Programa Mãe Paulistana (programa municipal implantado em 2006 voltado para a mãe e o bebê) para casos de Cirurgia Pediátrica e UTI Pediátrica, ambas classificadas como tipo III e certificadas pelo Ministério da Saúde. O ambulatório oferece consultas em 26 especialidades médicas que dão suporte ao atendimento médico hospitalar.
Tendo em vista isso, a CIPE espera que não seja confirmada a negociação para venda do terreno do Hospital Infantil Darcy Vargas, que é um símbolo nacional da Pediatria brasileira e referência em atendimento. Esta mudança ocasionaria enormes transtornos aos pacientes que são atendidos na unidade e para os profissionais de saúde que lá trabalham, colocando em risco todo o funcionamento do hospital, fundado em 1958.
Caso você seja contra a venda do terreno, assine o abaixo assinado em prol do Hospital Infantil Darcy Vargas: