Idade dos médicos em atividade no Brasil vem caindo nos últimos anos
25 de janeiro de 2021NOTA TÉCNICA: Vacinação Coronavírus
25 de janeiro de 2021A Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica recebeu, neste mês de janeiro, uma série de relatos informando sobre uma possível venda do terreno que hoje abriga o Hospital Infantil Darcy Vargas, gerido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para a iniciativa privada. Assim sendo, toda sua estrutura seria migrada para um novo local, ainda a ser definido.
O Hospital Infantil Darcy Vargas é referência no tratamento de crianças com câncer e outras especialidades, como Hematologia, Cirurgia Pediátrica, Urologia, Endocrinologia, Nefrologia e casos complexos de Pediatria geral; conta com UTI Neonatal, que é referência para cirurgias de alta complexidade e está inserida no Programa Mãe Paulistana (programa municipal implantado em 2006 voltado para a mãe e o bebê) para casos de Cirurgia Pediátrica e UTI Pediátrica, ambas classificadas como tipo III e certificadas pelo Ministério da Saúde. O ambulatório oferece consultas em 26 especialidades médicas que dão suporte ao atendimento médico hospitalar.
A CIPE, preocupada com a situação e com o risco de desassistência a população pediátrica do Estado de São Paulo, e até mesmo brasileira, apurou a informação junto a autoridades estaduais de São Paulo e confirmou que há a intenção da venda do terreno. Entramos em contato com a assessoria de imprensa da SES-SP para termos um posicionamento oficial. A Secretaria ficou de enviar uma resposta até esta quarta-feira, dia 27. Tão logo ela seja recebida pela CIPE, será publicada em nosso site.
A CIPE pediu apoio a deputada estadual Janaína Paschoal, de São Paulo, que foi informada pela SES-SP que a informação não procede.
Tendo em vista isso, a CIPE espera que não seja confirmada a negociação para venda do terreno do Hospital Infantil Darcy Vargas, que é um símbolo nacional da Pediatria brasileira e referência em atendimento. Esta mudança ocasionaria enormes transtornos aos pacientes que são atendidos na unidade e para os profissionais de saúde que lá trabalham, colocando em risco todo o funcionamento do hospital, fundado em 1958.
Caso você seja contra a venda do terreno, assine o abaixo assinado em prol do Hospital Infantil Darcy Vargas: