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10 de novembro de 2020Na última quarta-feira, dia 4, foi realizada a primeira avaliação combinada dos médicos residentes de Cirurgia Pediátrica da Faculdade de Medicina de Botucatu (HC-FMB-UNESP) e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP-USP).
As provas de conhecimentos gerais em CIPE ocorreram simultaneamente nos dois serviços e contou com a participação de seis residentes.
“Disponibilizamos uma vaga de residente por ano, então, nós temos 1 residente de primeiro ano, 1 residente de segundo ano e 1 de terceiro ano. Como são 2 serviços, contamos com 6 residentes no total”, revela Dr. Fabio Volpe, responsável pelo Programa de Residência Médica em Cirurgia Pediátrica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-FMRP-USP).
O Programa de Avaliação Combinada é uma iniciativa pioneira no país, idealizada pelos responsáveis dos programas de residência médica em Cirurgia Pediátrica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da USP, Dr. Fábio Volpe, e do Hospital das Clínicas de Botucatu da UNESP, Dra. Erika Ortolan.
“Quando se fala em competência, se fala automaticamente em conhecimento, atitude e habilidade. No geral, os programas de residência médica são bem estruturados para avaliação de atitude, pois nós estabelecemos o juízo de valor do residente baseado em seu desempenho, porém nem todos os programas tem uma forma de avaliação estruturada para medir conhecimento e habilidade. Então, conversando com os colegas da Faculdade de Medicina de Botucatu, nós, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, desenhamos um projeto para avaliação do residente que gerasse uma avaliação individual e progressiva. A ideia é que ele seja avaliado no 1° ano, no 2° ano e no 3° ano da especialidade. Assim, ele terá condições de avaliar o conhecimento adquirido no decorrer do programa de residência e de se comparar com os outros residentes. E nós gestores teremos condições de identificar os pontos de fragilidade e de fortalecimento dos residentes. Assim teremos subsídios para pensar em ações, visando qualificar ainda mais os programas de residência médica”, declara Dr. Fabio Volpe.
Ele também disse que existe um programa semelhante para o aluno de Graduação em Medicina, o chamado
“Teste de Progresso Individual”. Mas, para a Residência Médica, nenhum programa reúne essa dimensão, essa proposta.
“Nossa meta é realizar um programa trimestral. Estão previstas duas avaliações por semestre e duas avaliações práticas por ano, em estações onde a gente possa avaliar o desempenho prático deles”, comenta Dr. Fabio Volpe.
A parceria entre as duas universidades é de longa data e pode ser vista nos diversos projetos de pesquisa em comum.