Recusa terapêutica: CFM reitera fundamentação ética e legal da Resolução nº 2.232/2019
11 de novembro de 2019Cirurgião pediátrico Dr. Celio Rodrigues recebe Mérito do Legislativo
14 de novembro de 2019Diagnosticar e tratar precocemente doenças como fimose, distopia testicular e varicocele é o objetivo da campanha “Novembrinho Azul”, voltada para crianças e adolescentes, do sexo masculino, com até 18 anos, que residem no município de Blumenau ou em cidades vizinhas.
“Estamos falando de importantes fatores de risco para doenças na vida adulta como câncer de pênis, câncer de testículo e infertilidade masculina”, explica a cirurgiã pediátrica, Dra. Karine Furtado Meyer, Professora da Universidade Regional de Blumenau e coordenadora da campanha.
Conscientizar pacientes, cuidadores e médicos pediatras da região é o primeiro passo do projeto, que já atendeu cerca de 80 pacientes, nos dias 8 e 9 de novembro, reduzindo, inclusive, a fila de atendimentos do SUS. Os próximos dias da campanha serão 22 e 23 de novembro, na Policlínica Lindolf Bell e no Hospital Santo Antônio, de 7h30 até 12h. Já no dia 28, contará com o seminário “Urologia Pediátrica: o que todo Médico deveria saber”, voltado para médicos da rede de atenção básica, no auditório do Hospital Santo Antônio, de Blumenau, a partir das 13h.
Criada em 2018, a campanha promove uma ação de consultas e palestras com urologista, cirurgião pediátrico, pediatra, nefropediatra e nutricionista. Tudo isso acompanhado de acolhimento familiar por enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos. Atividades lúdicas e serviço de lanche também fazem parte. O maior objetivo é que a população saiba identificar os sinais de alerta, assim, as crianças serão encaminhadas para os médicos especialistas ainda na idade ideal de tratamento.
“Indicamos a procura imediata de atendimento em caso de dor testicular ou aumento de volume, o que pode evitar a perda do testículo em casos de torção testicular. Também queremos conscientizar que perdas urinárias diurnas e noturnas podem ser tratadas, evitando todo o estresse psicológico e social”, ressalta a Dra. Karine Furtado.
Este ano o projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, de médicos voluntários da Unikinder Clínica Pediátrica, de alunos de medicina da Universidade Regional de Blumenau, de fisioterapeutas uroginecológicos, e do Hospital Santo Antônio. Assim como, o apoio de dois vereadores do município, que conseguiram que o “Novembrinho Azul” fosse aprovado na Câmara Municipal.
Na 1° edição, o projeto atendeu a cerca de 53 meninos e contou com a participação de 20 pediatras da rede básica. A meta é que aconteça anualmente, no mês de novembro.
O atendimento é aberto e sem necessidade de agendamento prévio.
Os pacientes que necessitam de mais investigação e tratamento são encaminhados para os serviços de referência necessários.
PARA VOCÊ SABER MAIS
- Portadores de torção de testículo (dor ou aumento de volume) devem procurar atendimento no momento do início da dor, pois em até seis horas, é possível operar, evitando a perda do testículo afetado;
- Portadores de enurese, “xixi na cama”, devem saber que tem tratamento se procurarem ajuda;
- Portadores de testículo não-descidos devem ser diagnosticados e encaminhados para urologistas pediátricos antes de 1 ano de idade, o que melhora a taxa de fertilidade e diminui o risco de câncer;
- Portadores de hipospádia devem ser diagnosticados e referenciados até um ano de idade. Operar na idade certa diminui as complicações cirúrgicas e o estresse psicológico dos pacientes.