
A CIPE volta a se chamar Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica
5 de setembro de 2025
1º Curso IberoAmericano de Cirurgia Pediátrica Online continua no próximo sábado, dia 20 de Setembro
17 de setembro de 2025São Paulo, 10 de Setembro de 2025.
OS DEFEITOS DO FECHAMENTO DO TUBO NEURAL, possuem como sua principal representante a MIELOMENIGOCELE, assim como outras formas menos exuberantes ou até mesmo ocultas que dificultam o seu diagnóstico e tratamento, por apresentar risco de sequelas seja da evolução da doença ou do tratamento.
Os cuidados devem iniciar no início da vida sexual de nossas jovens com a reposição de Ácido Fólico, seja por consumo de farinhas enriquecidas com este insumo, seja com a reposição através de complexos vitamínicos ou a medicação específica. É essencial o uso de 0,4 mg de ácido fólico com início idealmente pré-gestacional para todas as mulheres que desejam engravidar. Nas mulheres que já tiveram um filho portador de espinha bífida, essa dose deve ser de 4 mg ao dia por pelo menos 3 meses antes do planejamento da gestação.
Durante os últimos anos tivemos o auxílio da CIRURGIA FETAL intervindo nesses pacientes ainda durante a gestação, o que tem trazido diversas reduções de morbidade na evolução neurológica e motora desses pacientes, mas ainda tem pouco resultado na evolução do TRATO URINÁRIO E GASTROINTESTINAL.
Por esse motivo surge a necessidade de alertar a necessidade de acompanhamento MULTI-DISCIPLINAR desde o início do atendimento desses pacientes com características complexas e individuais que precisam ser acompanhadas desde o nascimento, com especial atenção em cada momento de ESTIRÃO que mostra a possível alteração do comportamento das vísceras abdominais, seja pela neuropatia ou pela associação de complicações.
A SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PEDIÁTRICA CHAMA A ATENÇÃO PARA O ACOMPANHAMENTO DE TODOS OS RECÉM-NASCIDO COM DEFEITOS DE FECHAMENTO DO TUBO NEURAL PARA EVITAR SEQUELAS IRREVERSÍVEIS.
Nova diretoria CIPE
Desenvolvimento e Reintegração





