Nota de falecimento: Dr. Eduardo Guimarães Melo
30 de junho de 2023Nota de repúdio da CIPE-PI
30 de junho de 2023São Paulo, 30 de junho de 2023
A Diretoria da CIPE vem à público manifestar profundo pesar pelo falecimento do cirurgião pediátrico Dr. Eduardo Guimarães Melo.
Todos os dias testemunhamos a incessante corrida pelo tão cobiçado engajamento, as curtidas e os likes. Este frenesi, muitas vezes, resulta na divulgação de conteúdos sem a devida verificação da veracidade das informações, o que pode acarretar impactos na vida cotidiana de pessoas reais, como foi o caso de nosso estimado colega Eduardo Guimarães Melo, que nos deixou nesta quinta-feira, dia 29 de junho de 2023.
No Brasil, existe um sistema judiciário responsável por conduzir julgamentos. Não são os sites ou as redes sociais que devem assumir esse papel. A exposição pública que foi imposta não somente ao nosso colega Eduardo, mas também a inúmeras outras pessoas, é desumana. É imprescindível valorizar e respeitar nossas instituições e assegurar que todos possam exercer o seu direito de defesa, conforme estabelecido na Constituição Federal:
“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: LV – aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;”[1]
O tribunal das redes sociais, que muitas vezes se traduz em um linchamento público de indivíduos e suas famílias, não é o caminho para o progresso da sociedade. Precisamos refletir, tanto individual quanto coletivamente, sobre as ações necessárias para fomentar essa evolução.
Infelizmente, nosso colega Eduardo não estará mais conosco para ver se seremos capazes de atingir esse crescimento como sociedade, e também foi privado do seu pleno direito de defesa. Ele era um cirurgião pediátrico exemplar, com mais de 20 mil procedimentos realizados ao longo de sua carreira, prestando serviços tanto em instituições privadas quanto públicas e beneficiando a população que depende do SUS. Era um profissional altamente respeitado pela sua destreza técnica e pela dedicação e cuidado dispensados a cada um de seus pacientes.
Nós, da diretoria da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, estamos consternados com a perda deste ilustre cirurgião pediátrico e expressamos nossa sincera solidariedade aos familiares e amigos neste momento de luto.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIRURGIA PEDIÁTRICA