Protocolo de atendimento Covid -19: tutoriais e aulas para profissionais de saúde
8 de abril de 2020Ministério da Saúde publica manual de Diretrizes para Diagnóstico e Tratamento da covid-19
10 de abril de 2020fonte: WOFAPS
A diretoria da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) comunica, com pesar, o falecimento do Prof. Sidney Cywes, da África do Sul, ocorrido no domingo, dia 6 de abril de 2020.
O professor Cywes nasceu em 1º de janeiro de 1931, em Paarl, no Cabo Ocidental. Ele se formou na Universidade da Cidade do Cabo em 1953. Tornou-se professor de Cirurgia em 1961 e permaneceu no Hospital Infantil Memorial da Guerra da Cruz Vermelha durante toda a sua carreira. Ele foi o primeiro cirurgião na África do Sul a se dedicar exclusivamente a Cirurgia Pediátrica. Em 1975, foi apontado como o primeiro titular da Cadeira Saint Charles de Cirurgia Pediátrica da Charles FM, cargo que ocupou até sua aposentadoria em 1996.
Ele se envolveu e desempenhou um papel de liderança em muitas sociedades e organizações profissionais. Foi ex-presidente da Federação Mundial de Associações de Cirurgiões Pediátricos (WOFAPS), membro fundador e presidente da Associação Sul-Africana de Cirurgiões Pediátricos e membro honorário da Associação Britânica de Cirurgiões Pediátricos, além de ter sido fundamental para ajudar a estabelecer a Associação Pan-Africana de Cirurgiões Pediátricos.
Ele foi premiado com Bolsa de Honra e Membro do Colégio Americano de Cirurgiões, do Royal Australasian College of Surgeons, do Royal College of Surgeons of England, do Royal College of Surgeons of Edinburgh, do Royal College of Physicians and Surgeons of Glasgow e da American Academy Pediatria e foi membro da Universidade da Cidade do Cabo.
Ele publicou vários artigos em revistas científicas, escreveu diversos capítulos de livros didáticos e editou vários livros sobre assuntos cirúrgicos pediátricos. Ele tinha interesse especial em separação de gêmeos unidos, malformações anorretais, doença de Hirschsprung, oncologia cirúrgica, cirurgia de substituição esofágica e transplante de órgãos.