Comissão Europeia disponibiliza chamadas de 2021 do programa MSCA
2 de agosto de 2021CFM apoia divulgação e monitoramento da norma de comercialização de alimentos infantis para proteger a saúde da criança
2 de agosto de 2021fonte: Ministério da Saúde
A pandemia da Covid-19 impactou o sistema de saúde mundial. Por ser uma doença nova, os profissionais tiveram que se reinventar para melhor atender a todas as necessidades dos pacientes. Para oferecer orientações técnicas sobre as melhores práticas assistenciais, o Ministério elaborou e consolidou um manual com diretrizes para gestores e profissionais com objetivo de orientar fluxos, ações e serviços com foco na segurança e gerenciamento do risco sanitário, no contexto da pandemia de COVID-19.
Leia aqui o documento.
O documento de diretrizes para Atenção Especializada prepara os profissionais de saúde sobre as formas críticas da Covid-19.
O texto trata sobre o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos pacientes e traz orientações sobre a atenção necessária depois de as pessoas terem alta hospitalar com sequelas ou necessidades especiais. O arquivo será atualizado pela área conforme novas normas e conteúdos sobre a Covid-19 forem lançados.
Outras orientações
O arquivo também traz diretrizes sobre a realização de procedimentos hospitalares durante a pandemia, como cirurgias eletivas; atualizações para realização de transplante de órgãos e tecidos; telessaúde; cuidados às pessoas com deficiência, entre outros. O material foi produzido pelo Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (DAET/SAES). O texto reforça que os cuidados relacionados às outras doenças continuam sendo necessários tanto para a prevenção quanto para o diagnóstico e tratamento da população.