![](https://cipe.org.br/novo/wp-content/uploads/2019/11/IMG-20191129-WA0041.jpg)
Dr. João Vicente Bassols recebe homenagem do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo RS
29 de novembro de 2019![](https://cipe.org.br/novo/wp-content/uploads/2019/08/logo_amb.jpg)
AMB publica carta de alerta à população brasileira
2 de dezembro de 2019Após Blumenau, na Santa Catarina, foi a vez de Araguaína, no Tocantins, aderir a campanha Novembrinho Azul, com uma ação durante o sábado, dia 23, na Avenida Via Lago, uma das mais movimentadas da região.
Lá, cirurgiões pediatras orientavam pais e responsáveis sobre as principais doenças que podem surgir em meninos, como fimose, distopia testicular e varicocele.
Quem tinha em mãos o cartão de vacinação e documento de identificação também pode ser vacinado contra o HPV. A vacinação foi direcionada para os grupos liberados pelo SUS: meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, e foi disponibilizada pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
“O HPV é uma doença sexualmente transmissível. Ao imunizar essas crianças e adolescentes, logo cedo, quando eles tiverem vida sexual ativa já estarão protegidos contra os quatro tipos de vírus HPV”, explicou Samila Carvalho, coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
A iniciativa da campanha na cidade foi das cirurgiãs pediátricas Dra. Joyce Lisboa Freitas e Dra. Nyrla Yoshie Yano Gomes, do Hospital Municipal de Araguaína.
“Vamos completar um ano de atuação na cidade de Araguaína e achamos importante fazer a campanha do Novembrinho Azul para alertar os pais sobre a importância dessas doenças e também divulgar a nossa especialidade, já que a cidade ficou muitos anos sem contar com a cirurgia pediátrica. Pretendemos estender o projeto e dar aula em cada UBS da cidade, pois ainda recebemos muito tardiamente essas crianças e sempre com exame de imagem, na maioria das vezes desnecessários, e que retardam ainda mais o diagnóstico”, afirmaram as médicas organizadoras.
Na semana que antecedeu o evento na Avenida Via Lago, também houve duas aulas para os profissionais de saúde e estudantes que lidam diretamente com as crianças.
A ação contou com o apoio do Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, da Secretaria de Saúde de Araguaína, da clínica oncológica Acreditar Tocantins e da LAPEN, Liga Acadêmica de Pediatria e Neonatologia.
GALERIA DE FOTOS