CIPE lança aplicativo do 22º Congresso Brasileiro de Urologia Pediátrica para IOS e Android
29 de outubro de 2019CIPERJ publica nova edição de sua revista
29 de outubro de 2019A Dra. Simone de Campos Vieira Abib, professora na Unifesp, coordenadora acadêmica do curso de Medicina da Faculdade Santa Marcelina e sócia titular da CIPE, foi eleita presidente da IPSO (International Society of Paediatric Surgical Oncology) durante congresso da sociedade realizado na última semana (23 a 26 de outubro), em Lyon, na França. Ela é a primeira brasileira e latino-americana a assumir o cargo e a segunda mulher a ser eleita presidente. Antes, só houve a Dra. Hélène Martelli, da França, na década de 90.
A cirurgiã pediatra explica como será sua atuação na diretoria da IPSO até 2023:
“No primeiro ano fico como presidente eleita, atuando juntamente com o atual presidente, Jörg Fuchs, da Alemanha. A seguir, serei presidente por dois anos e fico mais um ano ajudando o próximo presidente eleito”, afirma.
A diretoria da gestão da Dra. Simone será composta ainda pelos Drs. Jörg Fuchs (Alemanha), Marc Wijnen (Holanda), Paul Losty (Inglaterra), Pablo Lobos (Argentina), Bob Shamberger (Estados Unidos), Eiso Hiyama (Japão), Chan Hon Chui (Singapura), Ted Gesle (Estados Unidos), além das Dras. Sabine Sarnacki (França), Andrea Hayes-Jordan (Estados Unidos) e Sharon Cox (África do Sul).
A Dra. Simone Abib tem diversas planos para sua gestão, conforme nos conta:
“Teremos educação continuada e guidelines para cirurgiões, juntamente com orientações para formar centros de referência em países onde a estrutura ainda é precária. Também pretendemos divulgar a IPSO nas mídias sociais, para atrair membros mais jovens, além de divulgar instituições para treinamento em cirurgia oncológica e promover pesquisa com colaboração mundial”, conta.
Ela ainda aproveitou para fazer um convite aos associados da CIPE:
“Gostaríamos de convidar os cirurgiões pediátricos brasileiros para serem membros da IPSO para aumentarmos a representatividade da América Latina na Sociedade”, solicita.
Dentre os benefícios de ser um associado da IPSO, destacam-se participar de programas educacionais patrocinados pela sociedade, ter acesso à plataforma SOSIDO, onde há publicações constantes de artigos e estudos voltados à especialidade, conferir material dos últimos congressos realizados pela sociedade, e muito mais.
A IPSO tem como principais objetivos:
- Promover a ciência e a arte do manejo cirúrgico de crianças e jovens adultos com câncer, buscando estabelecer a excelência mundial;
- Proporcionar um fórum educacional para cirurgiões que tratam crianças e adultos jovens com câncer;
- Garantir que cada adulto e criança pequena com câncer tenham acesso ao gerenciamento cirúrgico de última geração e à disseminação global das melhores práticas;
- Promover e auxiliar projetos conjuntos com outras organizações profissionais, como ensaios clínicos cooperativos e projetos educacionais, a fim de melhorar o atendimento e os resultados de crianças e jovens adultos com câncer;
- Defender estratégias adequadas de cuidados paliativos e acompanhamento a longo prazo de crianças e jovens adultos com câncer.
Os próximos encontros anuais da IPSO serão em Ottawa (2020), Havaí (2021) e Barcelona (2022).
Mais informações no site da sociedade.