Comissão Nacional de Residência Médica publica programas relacionados à Cirurgia Geral
17 de março de 2021CIPE realiza pesquisa sobre falta de EPIs, medicamentos, insumos e outros em hospitais
20 de março de 2021Dr. Zacharias Calil é um cirurgião pediátrico reconhecido por sua larga experiência, principalmente nas cirurgias de separação de gêmeos siameses. Ao longo dos últimos meses a Barcroft TV, produtora inglesa que gera conteúdo para os canais da Discovery no Reino Unido, acompanhou o médico em cirurgias e acompanhamentos de casos. Desde então, já foram quatro entrevistas e participações em programas da Discovery na Grã-Bretanha.
“No início eu achei que era Fake News, né? Entraram em contato pelo meu site. Foram duas mensagens e eu não achei que era verídico, até que eles contataram o Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia, falando da intenção de realizar a gravação. Desde então, já vieram algumas vezes ao Brasil, sendo que na última acompanharam os pacientes da cirurgia realizada na Bahia”, disse Dr. Calil, que também é deputado federal (DEM-GO).
Após a desconfiança inicial, o cirurgião pediátrico, em uma das gravações, aproveitou e pediu a uma das integrantes da equipe de produção para tirar uma dúvida:
“Perguntei como eles haviam me descoberto. Aí a produtora me falou que eu tinha um trabalho muito respeitado lá fora e que a quantidade de casos com os quais trabalhei era de relevância para o que eles queriam produzir”, declarou.
Logo nas primeiras participações nos programas da Discovery, Dr. Calil foi contatado por jornais e TVs de diversos países para falar não apenas da separação de gêmeos siameses:
“Pediram para falar de outros casos, como da paciente com Hipertricose (Síndrome do Lobisomem), que eu iniciei o tratamento com laser, e de uma operação em uma senhora com tumor na cabeça”, fala.
Dr. Zacarias Calil conta com uma experiência de mais de 20 cirurgias de separação de gêmeas siamesas e sempre se envolve por completo em cada um dos casos que trabalha.
“A cirurgia nas pacientes da Bahia me emociona demais. Foram mais de cinco anos acompanhando cada etapa para a realização da operação”, conclui.
Este foi um dos casos que foram acompanhados pela Barcroft TV. O material será divulgado em breve em um dos programas dos canais Discovery no Reino Unido.