Nota técnica: Linfangioma
2 de outubro de 2019Bleomicina: deputada Janaína Paschoal entrega ofício sobre a falta do medicamento ao ministro da Cidadania
4 de outubro de 2019A Dra. Maria do Socorro Campos, presidente da CIPE, esteve presente nesta terça-feira, dia 1º, na cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho Federal de Medicina, que irá gerir a entidade até 2024.
“É emergencial que os novos conselheiros eleitos além de atuarem pelo bom exercício ético e técnico dos serviços médicos prestados a sociedade, através da normatização, fiscalização e orientação; também se empenhem na valorização do profissional médico resgatando o respeito e a dignidade da categoria que vem sendo vilipendiada nos últimos anos”, disse a Dra. Socorro.
O Prof. Dr. José Roberto Baratella, presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina e ex-presidente da CIPE, também esteve na cerimônia e compôs a mesa diretora como representante da Academia Brasileira de Medicina.
“Estou muito otimista com essa nova diretoria do CFM. Dr. Mauro Ribeiro é muito experiente e preparado para enfrentar esse momento complicado da Medicina brasileira, que é alvo de ataques da Direita e da Esquerda e ainda tem essa MPV 890/19, do “Revalida Light”, que só prova que os políticos não se importam com a qualidade da formação do medico e, por consequência, da assistência ao SUS. Parecem estar mais preocupados com o seu quociente eleitorial”, afirmou o Dr. Baratella.
A cerimônia foi realizada na Associação Médica de Brasília (AMBr) e em seu discurso de posse como presidente do CFM, o Dr. Mauro Ribeiro enfatizou a necessidade de união das entidades médicas e de todos os conselheiros (efetivos e suplentes) para o enfrentamento dos desafios impostos.
“A crise na medicina brasileira é tão grave, que neste momento, temos de nos despir de nossas vaidades, sentarmo-nos juntos e fazermos realmente algo que faça a diferença”, enfatizou. A abertura indiscriminada de escolas médicas, a defesa do Revalida e a realização do exame de proficiência para os egressos dos cursos de medicina foram alguns dos pontos destacados pelo Dr. Mauro Ribeiro em seu discurso.