Lesões de tecidos moles na face das crianças: mordida de cachorro é tema de webinar nesta terça-feira
28 de abril de 2021CIPE participa de reunião mensal do IBDM
30 de abril de 2021O Conselho Federal de Medicina realizou na manhã desta quarta-feira, dia 28, reunião conjunta com Sociedades de Especialidades, dentre as quais a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, que foi representada pela sua presidente, a Dra. Maria do Socorro Mendonça de Campos.
O encontro online teve como pauta os problemas do atendimento médico no consultório em tempos de pandemia e as dificuldades das sociedades de especialidades na interlocução com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com propostas para resolução dos mesmos.
“Em nome da CIPE quero parabenizar o CFM e o presidente do Conselho, Dr. Mauro Ribeiro, pela iniciativa da realização desta reunião e mais ainda por sugerir um encontro mensal, com calendário previamente definido, cuja pauta será construída pela sociedades”, afirma a Dra. Maria do Socorro Mendonça de Campos.
A presidente da CIPE também aproveitou a reunião para apresentar propostas:
“Solicitei ao presidente do CFM o retorno do Conselho Superior das Entidades Médicas, união que é fundamental para a Medicina. Também pedi uma atenção maior do Conselho ao desmonte dos hospitais e dos serviços de Pediatria em todo Brasil; a necessidade da ANS acatar as atualizações da CBHPM, principalmente as “Instruções Gerais” e procedimentos específicos da Cirurgia Pediátrica que foram reincorporados a CBHPM; ao Piso Nacional Salarial do Médico; e a necessidade da Resolução da Telemedicina do CFM fazer referência que este tipo de consulta não tenha valor inferior a consulta presencial, pois as responsabilidades dos médicos são as mesmas, quem sabe até maior. Outro pedido foi de o CFM publicar uma carta aberta a imprensa brasileira solicitando que massifiquem menos o pânico durante a PANDEMIA, pois isto está trazendo sérias consequências psicológicas e psiquiátricas na população brasileira, principalmente nas crianças, que além de distúrbios emocionais, estão sendo vítimas de crescente violência doméstica”, disse.
No encontro também foi sugerido pelo Dr. Mauro Ribeiro, e aprovado por unanimidade pelos participantes, a criação de um grupo de WhatsApp entre conselheiros e presidentes de Sociedades de Especialidades.