Siga a CIPE em nossas redes sociais
12 de março de 2020Articulos de Referencia para Flujo Decisorio en Accesos Vasculares
15 de março de 2020O Prof. Dr. José Roberto de Souza Baratella, ex-presidente da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, esteve presente na 1ª reunião de 2020 do Instituto Brasil de Medicina, realizada na Associação Médica de Brasília, representando a CIPE.
O encontro contou com a participação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que fez uma palestra extremamente didática que ressaltou as medidas preventivas para enfrentar o coronavirus (COVID-19), como a lavagem intensa das mãos e a não exposição às multidões.
Outro assunto discutido foi a manutenção do veto do Revalida a faculdades particulares:
“Estiveram presentes os deputados federais Hiran Gonçalves (RR), Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr. (RJ), Dr. Zacharias Kalil (GO), entre outros, que conseguiram manter o veto do presidente Bolsonaro àquele absurdo de que escolas privadas pudessem fazer o exame do Revalida. Os grande líderes foram os deputados Hiran Gonçalves e Zacharias Kalil, os quais temos que cumprimentar e a todos que combateram esta irresponsabilidade que seria derrubar o veto presidencial. E também cito o Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Lincoln Ferreira, que teve participação muito expressiva nessa luta”, comentou o ex-presidente da CIPE.
A questão da bolsa dos residentes foi outro ponto discutido. Segundo o Prof. Dr. Baratella, todos foram solidários a essa questão e decidiu-se apoiar a reinvindicação dos residentes por uma bolsa de estudos maior.
A reunião contou ainda com a presença da Dra. Viviane Cristina Uiliana Peterlle, secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Medica (CNRM), que fez também uma explanação sobre a residência médica.
A reunião foi considerada extensa e produtiva e também abordou-se com o ministro a necessidade de melhoria da tabela do SUS da Cirurgia Pediátrica e da Ortopedia Pediátrica.
“A presença da CIPE nessas reuniões do IBDM tem que ser mantida, pois é um canal muito importante de comunicação com as outras entidades médicas e com os parlamentares”, concluiu o ex-presidente da CIPE.
Criado para dar suporte político as atividades da Frente Parlamentar da Saúde, o IBDM tem o apoio de diversas entidades como fundadoras, como é o caso do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica.