![](https://cipe.org.br/novo/wp-content/uploads/2019/10/cfm.jpg)
Resolução CFM nº 2.265/19: CIPE envia ofício ao CFM
10 de fevereiro de 2020Projeto de Decreto Legislativo visa suspender resolução sobre transgêneros do CFM
12 de fevereiro de 2020A Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) parabeniza o deputado federal Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr., do Rio de Janeiro, pelo Projeto de Lei nº 2803/19, que assegura ao médico-residente em regime de treinamento em serviço de 60 horas semanais o mesmo valor da bolsa paga ao participante do Programa Mais Médicos (atualmente, R$ 11,8 mil). O texto altera a Lei 6.931/81.
Vale lembrar que, em junho de 2019, em reunião da Diretoria Plena e do Conselho Deliberativo da AMB, a Dra. Maria do Socorro Mendonça de Campos, presidente da CIPE, solicitou à Dra. Rosana Leite de Melo, na época diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde do MEC, exatamente o que o Projeto de Lei prevê: a equiparação da bolsa de residência médica (RM) à bolsa dos médicos do Programa Mais Médicos, e, também, dedicação exclusiva, a fim de que os residentes possam se concentrar unicamente nas atividades de formação próprias da RM.
A CIPE aproveita para solicitar que os demais deputados, principalmente aqueles da Frente Parlamentar da Medicina (FPMed), abracem o PL, pois ele é essencial para uma melhor formação profissional do médico brasileiro. O projeto beneficiará, já a curto prazo, a assistência médica no país trazendo profissionais mais preparados e capacitados.
Atualmente a proposta está na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. O relator, deputado Célio da Silveira, já apresentou um parecer pela aprovação do projeto. A votação deverá ocorrer em março. Depois, o PL ainda passará por outras duas comissões: Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça.