Justiça Federal reitera: só pode se anunciar como especialista o médico que concluiu Residência Médica ou passou em prova de título de sociedade de especialidade
22 de junho de 2020Webinar desta sexta-feira abordará Refluxo Gastroesofágico
23 de junho de 2020Neste domingo, dia 21 de junho, a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) comemorou o centenário de nascimento do Dr. Roberto de Vilhena Moraes, um dos seus mais ilustres cirurgiões.
Segundo relata Dr. José Carnevale, sócio titular da CIPE:
“Hoje, centenário de nascimento de Roberto de Vilhena Moraes, fundador, Primeiro Secretário Geral da Primeira Diretoria e Terceiro Presidente da CIPE. A partir de 1961 convidado para Chefiar os Serviços de Cirurgia Pediátrica do Hospital do Servidor Público Estadual e da Cruz Vermelha Brasileira (hospital com 400 leitos de pediatria e 42 de cirurgia). Pioneiro na prática, no ensino e na divulgação da especialidade, o primeiro a fazer uso de sutura mecânica – stapler em crianças. Em 1966 esteve no Serviço de R. Gross e conheceu H. Hendren, no retorno realizou a primeira pieloplastia pela técnica de Culp Scardino num menino de 11 anos com rim remanescente após nefrectomia anterior. A partir de 1968 organizou Cursos Bi Anuais com a presença de dois convidados internacionais iniciou com W. Clatworthy e seguido de outros como H. Hendren, Douglas Stephens, H. Johnston, H. Nixon, Carcasone e outros. A Urologia Pediátrica tornou-se atração pois no Serviço se implantou o primeiro estudo urodinâmico servindo de modelo para os outros Serviços. Nossa cultura não tem o hábito de cultuar nossos antepassados, mas, não estaríamos no estágio atual sem ele.”