CFM se manifesta sobre censura contra AMB
14 de outubro de 2019CIPE nota técnica: Postectomia
17 de outubro de 2019A Cirurgia Pediátrica esteve representada na programação do 39º Congresso Brasileiro de Pediatria foi realizado entre os dias 9 e 12 de outubro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul., pelos cirurgiões pediátricos Dr. Rafael Trindade Deyl e o Dr. Eduardo Corrêa Costa.
Dr. Rafael Deyl, sócio titular da CIPE e chefe do serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Santo Antônio da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), participou como palestrante do workshop sobre Medicina Fetal e Pediatria, realizado na terça-feira, dia 8, abordando o tema Os benefícios da Cirurgia Fetal Urológica no Pós-Natal.
“Foi um congresso bem grande, com diversos workshops, onde podemos mostrar aos pediatras o que a Cirurgia Pediátrica vêm realizando de novo e algumas coisas até que fazemos há algum tempo, sem que os pediatras soubessem”, afirmou.
Já o Dr. Eduardo Costa, também sócio titular da CIPE e presidente da Sociedade de Cirurgia Pediátrica do Rio Grande do Sul, participou, na terça-feira, dia 8, juntamente com outros especialistas (endocrinologistas pediátricos, psicóloga e pediatra neonatologista), de curso multidiscipinar sobre Anomalias da Diferenciação Sexual. O curso teve uma abordagem interativa com questões de múltipla escolha ao longo das apresentações, onde os resultados eram debatidos pelos palestrantes, o que trouxe grande retorno segundo o cirurgião pediátrico:
“A repercussão foi muito boa, com os pediatras elogiando principalmente esta interação promovida”, afirmou, Dr. Eduardo ainda explicando o que foi abordado no curso:
“Nossa equipe mostrou a importância do exame físico, para poder identificar as malformacões, e do trabalho em grupo para termos resultados melhores. Apresentamos também as malformações mais comuns e o desfecho emocional para os pacientes, das diferentes faixas etárias, e seus familiares. Outro aspecto abordado foi a importância do encaminhamento correto do paciente para um tratamento adequado”, concluiu.
Vale lembrar que em setembro, a Dra. Maria do Socorro Campos, presidente da CIPE, teve reunião com a Dra. Luciana Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), onde um dos temas abordados foi o estreitamento das relações entre a Pediatria e a Cirurgia Pediátrica.