
CFM publica moção de repúdio em defesa do médico, ao respeito e à civilidade na CPI da Pandemia
7 de junho de 2021
Teste Progresso avalia residentes de Cirurgia Pediátrica
9 de junho de 2021Nesta segunda-feira, dia 7, ocorreu a aula inaugural do Curso de Certificação em Cirurgia Robótica, que conta com uma parceria da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica com o Instituto Falke.
A Dra. Marianne Arnold, de Pernambuco, associada titular da CIPE e uma das inscritas no curso, comentou sobre esta primeira atividade científica:
“Ela foi bem abrangente. Teve início abordando a história da Cirurgia Robótica e familiarizando a gente de um jeito muito prático e direto sobre a forma como a robótica funciona, falando sobre todas as partes que compõe o robô e apresentando na teoria o que teremos na prática. Os instrutores foram bem didáticos e conseguiram passar muito bem o que precisávamos saber””, comentou.
Ela também mencionou a importância da parceria da CIPE, que abriu mão do valor que teria a receber pela parceria em troca de descontos para os associados quites. Assim, os associados titulares tiveram 15% de desconto no valor, enquanto que os associados participantes, 10%.
“O benefício oferecido foi fundamental para participar do curso. Em um tempo difícil como esse, de trabalho mais reduzido por conta da Covid-19, termos a oportunidade de fazer um curso dessa excelência com o desconto oferecido foi maravilhoso”, conclui.
Já a Dra. Vilani Kremer, de Curitiba, também associada titular da CIPE, realizou o curso em 2020. Tanto ela, como a Dra. Marianne têm a mesma opinião: a Cirurgia Robótica é um caminho sem volta.
“Para mim em cinco, dez anos, a maioria dos hospitais já vai ter a Cirurgia Robótica. Acontecerá o que ocorreu com a videlaparoscopia há 20 anos”, fala Dra. Vilani.
Ela também comentou a qualidade dos profissionais responsáveis pelo curso:
“Na parte de simulação, fui muito bem atendida no Hospital Erasmo Gaertner, em Curitiba. Lá, eram as enfermeiras as responsáveis. Elas ligavam os aparelhos e mostravam como deviam ser feitos os exercícios. Após concluir a parte de simulação, fui fazer a parte prática no robô lá mesmo, aí com assistência do Proctor. Depois eu passei a acompanhar cirurgias com ele para me familiarizar ainda mais com a tecnologia. Em ambos os casos sempre que possuía dúvida, era muito bem atendida com a questão sendo sanada”, afirma.
Nesta segunda-feira, dia 7, a Dra. Vilani fez sua primeira cirurgia de robótica em um paciente masculino de 4 anos com Tumor de Wilms, que está se tratando no Hospital Erastinho.
“Na operação entraram dois Proctors junto comigo e foi muito tranquila, com o paciente tendo previsão de alta para esta quarta-feira, dia 9”, disse.
Em outubro de 2021 haverá uma nova turma do Curso de Certificação em Cirurgia Robótica do Instituto Falke. Novos alunos serão chamados de acordo com a ordem da pré-inscrição.
FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO CLICANDO AQUI
A CIPE publicou em outubro de 2020, a Normativa de Habilitação em Cirurgia Pediátrica Assistida por Robótica.
SAIBA MAIS SOBRE O CURSO CURSO DE CERTIFICAÇÃO EM CIRURGIA ROBÓTICA