Nova nota técnica da CIPERJ: desabastecimento no SUS
9 de dezembro de 2019Principais perigos em não vacinar o seu filho
11 de dezembro de 2019Estima-se que até 75% das crianças submetidas a cirurgias experimentam medo e ansiedade significativa no período pré-operatório. Tendo em vista e a fornecer informações simples para crianças sobre o processo de hospitalização, anestesia e cirurgia foi criado o aplicativo “Ane- uma aventura no mundo da anestesia”, disponível gratuitamente no Google Play e na Apple Store.
A criança ao brincar com o game ANE, por meio de desafios e recompensas, recebe informações sobre o processo de hospitalização, desde a preparação em casa, onde a criança prepara sua mala e customiza seu personagem, até o período de recuperação pós-anestésica e alta hospitalar.
Crianças a partir de 4 anos aprendem de forma lúdica sobre os materiais e equipamentos que serão utilizados nos procedimentos anestésicos para cirurgias ou exames.
“Conhecendo melhor o ambiente hospitalar, a criança fica mais familiarizada com todo o processo quando for submetida à internação e procedimentos médicos na vida real, gerando menos estresse e ansiedade”, ressalta a Dra. Débora Cumino, criadora do aplicativo, em parceria com o Dr. Hugo Barros.
Os idealizadores do aplicativo estudaram programas tradicionais de preparação para hospitalização, além de games interativos. A partir daí, elaboraram cenários que podem ser aprendidos pelas crianças, tornando a hospitalização menos estressante.
“É fundamental que a prática anestésica seja embasada em qualidade e segurança, mas ao longo da minha carreira como anestesiologista pediátrica, percebo que existe também a necessidade fundamental de cuidado humanizado, com empatia. É necessário se colocar no lugar da criança para saber quais são as suas necessidades emocionais e psicológicas naquele momento”, esclarece a Dra. Débora.
“Eu acredito que essa é uma ação social de grande importância, porque a partir do app ANE permite-se que em todo tipo de instituição no Brasil se possa fornecer informação de qualidade e educação sobre o processo anestésico de forma ampla e gratuita”, conclui a médica.
A Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) apoia essa iniciativa, juntamente com a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA).
Você pode saber mais sobre o aplicativo, vendo o vídeo abaixo: